Eu vou morrer

Claude Steiner nos ensina que recebemos, desde a infância, injunções na troca de carinhos. Seja por termos sido formalmente orientados, seja por inconscientemente copiar o comportamento das pessoas que nos cercam, ou seja ainda por receio de sermos mal interpretados, a questão é que a maioria de nós aprendeu a ser econômico nas demonstrações de...

Mesmo tendo descomplicado as coisas que deixaremos quando morrermos, ainda assim alguém terá que cuidar do inventário. Advogados se encarregam da parte legal, mas é o inventariante quem tem que providenciar toda a documentação.

Desapegando

28/02/2021

Eu não tinha ainda 5 anos quando minha avó materna faleceu. Meus pais me levaram para Ouro Fino, MG e lá permaneci durante o funeral. Eu não entendi direito a perda, mas na copa, depois do enterro, tive a sensação de não mais iria brincar com a tesourinha sem ponta que ela guardava para mim ali, na gaveta. Não sei...

Conhecida também como bucket list, e dignificada no filme "Antes de partir" (cujo título original é exatamente "The bucket list"), acredito que essa lista, quando feita com seriedade, reflexão e profundidade, é uma excelente oportunidade de autoconhecimento.

Descomplicando

14/02/2021

Durante um passeio na praia, desligada do cotidiano, questionei-me em voz alta, mas só para o Beto ouvir, como eu queria que as pessoas, principalmente as mais próximas, se lembrassem de mim depois da minha morte.

Existe um sem número de providências para se preparar para a própria morte, sendo a maioria de cunho emocional, com todos os seus desdobramentos; mas há também várias providências de cunho material.